Web Site Traffic Counters
Nutrisystem.com Ad

segunda-feira, abril 06, 2009

Por terras nunca dantes "navegadas"!...

Aeroporto do Huambo à chegada...

Magnífico...

Cruzamento em Caála, com as indicações da rede de auto-estradas!...

Picada a caminho do Gove...



Posto de saúde local... (ou a falta dele!)...


Casas da aldeia do Gove...



A Igreja do Gove...só lhe falta a cruz!?...

Vista para jusante da barragem do Gove, com o rio Cunene a ser literalmente lançado ao leito por duas potentes válvulas de jacto ôco...




Vista para montante e o esplendor da albufeira...


A barragem e o "turista"...



Eu e o Cunene somos oficialmente apresentados um ao outro!...



Descarregador de meio fundo a funcionar a 50 %... Impressionante o barulho e a força brutal do Cunene a ser despejado no seu leito... são 125 000 litros de água por segundo!...




Realidade...mas identificada e definida...


Escavação para a conduta forçada...



Escavação para a central hidroeléctrica e casa de força...

Amigos...


Pureza africana...


Mete respeito...

Atascamento...


Desatascamento...


A equipa do Safari...

Transporte de carga local...



Pasto não falta...


Caminhada diária pela vida...


Vidas...

Abraços e Bjs a todos

@lex, 08 Abril 2009

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Novas


domingo, fevereiro 08, 2009

Novas realidades se adivinham...

Caríssimos,

Por terras nunca dantes exploradas, o pastorinho segue numa missão de retiro espiritual ... Com lugar marcado na Barragem do Gove, no rio Cunene, em Angola ...





Com paisagens selvagens...


Primeiras fotos do meu futuro retiro...




Estas são as primeiras fotos obtidas em primeira mão dum futuro próximo...
Abraços e Beijinhos

Portugal2009

quarta-feira, janeiro 14, 2009

O metro que de tempo se faz!!!...

Porque que é que o metro tem o comprimento que tem?

A história do metro começa no ano de 1791 em plena Revolução Francesa, com a instauração do sistema métrico. Até lá, um pouco de história...

Até essa data o homem utilizava como medida de comprimento certo tipo de referências, tais como o comprimento dos pés, calculando distâncias colocando os pés à frente um do outro, o que causava, logicamente, grandes disparidades:


  • o pé napolitano equivalia a 26,35 cm;
  • o pé utilizado na Grã-Bretanha era de 30,48 cm (actualmente ainda em vigor na aeronáutica) e que alguns acreditam que era a medida do pé do rei Henrique I da Inglaterra;
  • o pé francês de 32,48 cm.

Mas nunca rivalizando com o pé das gentes da Casa dos Patudos (1 e 2), lá para os lados de Alpiarça!!! :)

Continuando...

Outra medida de comprimento utilizada até então era a Jarda, igualmente de dúbia definição. Henrique I de Inglaterra decidira que seria a distância entre a ponta do nariz e o polegar de uma pessoa com o braço esticado! Os comerciantes de tecido apressaram-se a recrutar vendedores com braço curto!

Como tal, sempre foi uma medida demasiado curta para ser instaurada em Portugal, pois, sempre foi e será uma patologia da nossa classe política que nunca conseguiu perceber para que servia uma medida tão curta!! (não por terem o braço curto)

Não perdendo o fio à meada...

Claro está que este tipo de subjectividade e disparidade entre as medidas utilizadas causava grandes dificuldades aos cientistas da época, que, durante o Renascimento, se propuseram a resolver esta questão.

Em 1760 foi proposto que se tomasse como referência o meridiano terrestre e se desse o nome de "milha" ao comprimento de um minuto desse meridiano. A milha de Mouton, como foi apelidada, graças ao vigário da igreja católica Gabriel Mouton que a sugeriu,é ainda hoje utilizada quase exclusivamente na navegação marítima e em medição de distâncias náuticas, por isso apelidada de milha naútica ou marítima, correspodendo a 1852 metros.

No entanto, e para não falar da tarefa exaustiva que era determinar com exactidão o comprimento do meridiano terrestre, não era a medida mais adequada e versátil às "dimensões" da vida quotidiana.

Em meados do século XVIII alguns cientistas decidiram dar o nome de metro (99,6 cm) ao comprimento do pêndulo que marca o segundo, ou seja, efetuando uma oscilação a cada dois segundos.


Tá claro que a duração das oscilações varia de acordo com a latitude, pois devido ao achatamento polar a gravidade é maior nos pólos; portanto, era necessário escolher um paralelo de referência para o pêndulo-padrão. Como tal, e era tal o nacionalismo por parte dos cientistas franceses, que escolheram o paralelo 45, que passa próximo de Paris.

Sendo assim, em 1790 a medida de comprimento era o metro-pêndulo, definido como o comprimento do pêndulo marcando o tempo de 1 segundo aos 45º de latitude.

Pouco tempo mais tarde, em 1791, a Academia de Ciências de Paris, formou uma comissão que pudesse tranformar a unidade de comprimento na escala decimal, pois a escala decimal foi a partir de então instaurada para todos os pesos, medidas e moedas.

Assim o fizeram, recorrendo novamente ao meridiano terrestre, o meridiano que passa por Paris, dividindo a distância que separa o Pólo Norte e o Equador por 10 milhões de partes.

Agora só faltava medir o comprimento desse meridiano!!!

Tarefa árdua que foi conseguida através de importantes triângulações geométricas entre as cidades francesas que estavam alinhadas segundo o meridiano. Entre 1791 e e 1794 foram efectuadas essas medições, e definida a distância entre as cidades de Dunquerque e de Montjuich (perto de Barcelona), possibilitando uma extrapolação para a distância entre o Pólo e o Equador.

Estava definido o metro-padrão, e em 1795 foi fabricado o primeiro metro-padrão numa liga de cobre e zinco, o vulgar Latão.

(Em continuação... e por motivos ainda não compreendidos o trabalho já estava finalizado quando o computador me gravou só metade do que tinha feito... frustrante não é... fdx...)






A letargia chegou ao fim.....

Parece que o Alexandris Martensis sp (da estirpe dos primus pastorinhensis) só acorda de ano a ano por esta altura....(vejam a data do último post)... Passadas pouco mais de 365 rotações completas, muitas experiências vividas e estou de volta para quebrar este ruído de fundo inaúdivel da minha presença bloguista para vos deixar algumas novas da ciência...



Bem hajam e bom ano 2009!!!

sábado, janeiro 05, 2008

TI BE... dEPOIS eXPLICO

...diz lá o primeiro parágrafo daí....

...e assim regressei ao meu blog....

continuando....

...este é da senhora que sonhava.... este éra do senhor que esperava sentado á porta....

... nunca te esqueças do senhor que fala de uma barragem....

... foi buscá-lo morto lá em baixo...

... e que tal aliens e predadores!!!!...

«...as mãos de Ana eram velhas...
Os dedos eram grossos e tinham riscos feitos pela lâmina da navalha de retalhar as azeitonas.... As palmas das mãos eram grossas e tinham um toque da superfície serrada de um tronco.
As mãos do velho Durico eram magras e escuras.
As costas das mãos, quando as estendia debaixo de um candeeiro de petróleo, eram suaves.
As unhas eram certas por serem cortadas com uma navalha, á noite, quando a fogueira lhe iluminava o rosto.
As palmas das mãos cheiravam a terra castanha e a fumo.
As mãos de Ana passaram a corda para as maõs do velho Durico....»

In Cal
José Luís Peixoto

Any body out there???...

Feliz ANO NOV8

até á proxima...

terça-feira, fevereiro 13, 2007

"O Bulldog de Darwin"

domingo, janeiro 21, 2007

Tu Sabes...


«Não sou como a abelha saqueadora que vai sugar o mel de uma flor,
e depois de outra flor.
Sou como o negro escaravelho que se enclausura no seio de uma única rosa
e vive nela até que ela feche as pétalas sobre ele;
e abafado neste aperto supremo,
morre entre os braços da flor que elegeu.»

A Lua hoje

lunar phases